pe de laranja lima
Problema de gestão, problema de educação e problema de cultura, que começa desde o início. Se formos procurar o fundo do poço, vamos ter de olhar para cima. Nos últimos dois anos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que subsidia merendas, mandou para o Ministério Público 180 casos com indícios de crimes, entre prefeituras, ONGs e empresas.
Isso é crime de lesa-pátria. No Brasil, com 16 milhões de pessoas na miséria, se joga comida fora, literalmente tirando da boca das crianças. Nossos ouvidos de contribuintes ainda são obrigados a ouvir alegações de que ninguém paga propina de R$ 70 milhões ao ano e de que ninguém recebe propina 72 vezes, embora com a evidência de patrimônio de prefeito aumentando sem justificativa.
Há pouco, nove prefeitos de Alagoas, mais os parentes deles que detêm cargos públicos, foram presos pelo desvio de R$ 8 milhões de merenda escolar usados para compras domésticas como ração canina e uísque. Isso é crime de lesa-pátria, já que sabota o futuro do país.
É uma agressão às crianças, que já estão num processo em que a educação se deteriora como a merenda. Parece uma conspiração contra a educação, que pode libertar e dar conhecimento que forma o eleitor e o cidadão. Basta ver como as escolas estão abandonadas com instalações inadequadas e sem higiene.
A escola deveria ser o templo onde se forma o futuro do país. O que se viu – gatos na cozinha – também há gatos fora da cozinha. Certamente, haverá muitos ratos soltos que deveriam estar presos numa