pdta
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
SÃO PAULO
2014
1. INTRODUÇÃO
No contexto institucional o psicólogo atua em creches, asilos, instituições para deficientes em ONG´s, sindicatos, associações profissionais, clubes e entidades esportivas, instituições de justiça, agência de publicidade, centros psicotécnicos, entre outros (apostila Lédice).
Este trabalho é focado na Psicologia Institucional.
Entrevistamos psicólogas de duas instituições diferentes, uma focada em bulimia¹ e anorexia2, sendo a outra emtravestis transexuais - mudança de sexo.
2. ANÁLISE – PRIMEIRA ENTREVISTA
Nome completo do entrevistado: A. P. P. G. S.
Formação: Formada em Psicologia pela FMU em 1985. Concluiu a formação em psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae em 1999. Fez inúmeros cursos, seminários, congressos, grupos de estudos em psicanálise e em transtornos alimentares. Tem uma formação predominantemente clínica.
Data de início das atividades como psicólogo: Atua há 30 anos como psicóloga clínica e há dois anos na institucional.
Data da entrevista: 21/03/2014.
Entrevistador principal: Luciane.
Outros entrevistadores presentes: Gabrielly e Francisca.
¹ Bulimia é um transtorno alimentar que leva a pessoa a exagerar na ingestão de alimentos e logo após provocar o vômito ou ainda, fazer uso de outros recursos como tomar laxante, ficar longo período sem se alimentar ou até exagerar na prática de exercícios físicos, para impedir o ganho de peso.
2Anorexia é um transtorno alimentar que ocorre com frequência em adolescentes, que cultuam a magreza, o que resulta em sérias complicações para a saúde, como a desnutrição, desidratação, infertilidade, queda do cabelo, queda da pressão arterial, problemas na visão, ou mesmo pode levar à morte, se não for tratada a tempo.
A.P.G. tem atuação em transtornos alimentares (bulimia e anorexia). Em sua clínica atende crianças que sofrem transtornos alimentares, adolescentes e adultos com bulimia e anorexia.