Pdde - atividade final
Gestão Democrática: aplicação , execução e prestação de contas do PDDE.
O que eu tenho com isso?
[1]Dulcinéia Ruy Nossa
Renata Corti Sant'Ana
Rita de Cássia P. M. Thompson SUJEITOS
Neste projeto todos os sujeitos da escola e comunidade local devem participar, pois a gestão democrática da escola pública fundamentalmente implica na colaboração coletiva de todos, fundamentados nos princípios da transparência e ética. Desse modo, estabelecendo ações e estratégias que visam a melhoria da qualidade do ensino, em que todos possam contribuir na gestão financeira, administrativa e pedagógica da escola.
Alunos
Pais,
Professores
Componentes do Conselho de Escola
Equipe técnica Administrativa da Escola
Equipe Pedagógica da Escola
Demais funcionários da escola: secretários, vigilantes, merendeiras, dentre outros.
Colaboradores e parceiros da escola
Comunidade local
Associações de bairros
Associações de Pais e Mestres
Representantes da Secretaria de Educação
Representantes de entidade filantrópicas e religiosas
PROBLEMA
Percebemos que ainda há desconhecimento e pouca participação de todos os sujeitos da escola e comunidade local no processo de gestão escola do PDDE. Considerando que a gestão democrática exige conhecimentos, competências, atitudes e, sobretudo um novo olhar de todos para que se efetive uma prática profissional de respeito mútuo, compartilhada e dialogada nos diferentes papéis e responsabilidades dentro do contexto escolar. Desse modo, para uma gestão democrática faz-se necessário o engajamento e participação consciente e competente de todos no processo de aplicação, execução e prestação de contas do PDDE.
OBJETIVO GERAL
Capacitar e fortalecer o processo de participação de todos os sujeitos da escola e comunidade local no processo sistemático de acompanhamento no que se refere a aplicação, execução e prestação de contas do recurso do PDDE.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Realizar pesquisa com os sujeitos da