PDCA Na seguran a do Trabalho
Foi criado na década de 20 por Walter A. Shewhart. O PDCA tornou-se popular pelo Dr. W. Edwards Deming, que é considerado por muitos como o pai do controle de qualidade moderno, no entanto, ele sempre se refere a ele como o "ciclo de Shewhart". Vicente Falconi, o guru do Brasil como o consultor ajudou a forjar a cultura de eficiência e se tornou o mais influente especialista do país em gestão de empresas e governos.
O conceito PDCA tem como objetivo estabelecer metas e melhorias contínuas, resultando em ações efetivas e importantes resultado à empresa e/oi instituição.
É um método continuo de melhorias e não possui um fim obrigatório definido. Logo se não houver execução eficaz em uma das etapas, acabará comprometendo as demais e com isso, prejudicando as melhorias continuas esperada.
As fases do PDCA são:
1. PLAN - Planejar: Parte estratégica do ciclo, com obtenção e análise de informações. Quanto mais pessoas envolvidas nessa etapa melhor, pois assim é possível traçar foco com objetivo a ser atingidos.
2. DO - Executar: Execução das atividades planejadas.
3. CHECK - Verificar: Monitoramento com avaliação continua dos resultados obtidos no plano de ação.
4. ACTION - Agir: As ações que são estipuladas através da vistoria, buscando sempre melhoria continua do processo.
Aplicação na Segurança do Trabalho
PLANEJAR: O planejamento do serviço de ser realizado junto de todas as pessoas que irão executa-las. Eliminar todos os pontos críticos do serviço a ser realizado, como riscos de queda, corte, arranhões, fraturas e qualquer tipo de acidente que possa acontecer durante a execução da tarefa. Esta é uma das partes mais essenciais para a realização de um serviço, pois é onde iremos acentuar todos os possíveis riscos do serviço a ser executado.
Definir os métodos que serão utilizados para realizar o procedimento.
EXECUTAR: Executar as tarefas exatamente como foi previsto na etapa de planejamento, com o acompanhamento de um técnico em segurança do