Significado de Anatomia
Estudo da estrutura dos seres orgânicos através da dissecação, tendo em vista a forma e a disposição dos órgãos. Ação de dissecar: fazer a anatomia de um cadáver.
Fatores Gerais de Variação Anatômica
.
(a) Idade-notáveis modificações anatômicas ocorrem desde a fase intra-uterina até a fase senil.
b) Sexo – é o caráter do masculino ou feminino.
c) Raça – cada agrupamento humano possui caracteres físicos comuns, externa e internamente relacionados ás raças branca, negra e amarela.
d) Biótipo – é o resultado da soma dos caracteres herdados e dos caracteres adquiridos por influência do meio e da sua interrelação. Distinguem-se os grupos chamados de longilíneos, mediolíneos e brevelíneos.
e) Evolução – sugere o aparecimento de diferenças morfológicas, no decorrer dos tempos.
● Os
Longilíneo: são indivíduos magros, em geral, altos, com pescoço longo, tórax muito achatado, com membros longos em relação à altura do tronco..
● Os
Brevilíneos: são indivíduos atarracados, em geral baixos, com pescoço curto, tórax de grande diâmetro ântero-posterior, membros curtos em relação à altura do tronco. ● Os mediolínes apresentam caracteres intermediários aos dos tipos precedentes.
Anomalia
Quando a modificação do padrão anatômico causa prejuízo funcional mas, permite a continuidade da vida do individuo, diz-se que se trata de uma anomalia e não de uma variação.
Anomalia animal
Monstruosidade
Se a anomalia for acentuada de modo a deformar profundamente a construção do corpo do indivíduo, sendo, em geral, incompatível com a vida, denomina-se monstruosidade. O estudo desse assunto é feito em
Teratologia
.
Posição Anatômica P ara evitar o uso de termos diferentes nas descrições
anatômicas, considerando-se que a posição pode ser variável, optou-se por uma posição padrão, denominada posição de descrição anatômica (posição anatômica): indivíduo em posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para frente,