PCPC
PCP – Planejamento e Controle da produção, trata-se de um departamento responsável pela continuação do processo, planejando, programando, empregando melhor os recursos humanos e materiais, controlando e otimizando consequentemente os processos produtivos. Inicialmente o procedimento inicial seria coleta os dados de diversos setores e os transforma em informações, encaminhando-os após analise para os setores de compras e de produção.
Através do PCP é possível analisar as previsões da demanda baseadas em estudos e resultando em dados estatísticos e permitindo mudanças rápidas, caso haja uma necessidade do mercado, planejar aplicações de recursos de médio e longo prazo, programando as previsões futuras, caso necessário, dimensionar quanto, quais e quando devem ser comprados e fabricados, planejamento, controle da produção e matérias para aplicar correções de rumos e acertos no planejamento, quando necessários, com o objetivo de atender os compromissos da empresa, planejamento das paradas de máquinas e equipamentos em conjunto com a Manutenção.
A Engenharia de Produção é de suma importância para o planejamento e controle da produção, através desta ciência é possível estudar e aprimorar um vasto conhecido referente a essa etapa tão importante para o desenvolvimento de empresa e para melhoria dos processos produtivos, durante todo o curso de engenharia de produção é aprimorado técnicas para otimização da produção, através de fundamentação teórica e a prática através de softwares de simulações, visitas técnicas, entre outros.
O PCP compõe-se de atividades que antecedem e criam condições para a produção, agindo sobre o produto/processo, materiais, produção/fábrica. Estende suas ações ou gera reflexos em praticamente toda a organização (Erdmann, 1994).
Há quase duas décadas atrás a diretoria da Brahma identificou a importância da Logística e do PCP para o universo competitivo