quero estudar o k
A economia de um país em três setores fundamentais
O setor primário reúne as atividades agropecuárias e extrativas (vegetais e minerais).
O setor secundário engloba a produção de bens físicos por meio da transformação de matérias-primas, realizada pelo trabalho humano com o auxílio das máquinas e ferramentas: inclui toda a produção fabril, a construção civil e a geração de energia.
O setor terciário abrange os serviços em geral: comércio, armazenagem, transportes, sistema bancário, saúde, educação, telecomunicações, fornecimento de energia elétrica, serviços de água e esgoto e administração pública.
A importância relativa de cada um desses setores no produto total da economia de um país é bastante variável e determina o grau de desenvolvimento econômico de uma nação. Nas economias subdesenvolvidas predominam as atividades primárias e é precário o desenvolvimento dos setores secundário e de serviços, mais presentes nos países desenvolvidos.
Conceito:
Serviço é qualquer atividade ou benefício que uma parte pode oferecer a outra que é essencialmente intangível e não resulta na posse de nada.
Ou ainda:
Serviço é um ato ou desempenho oferecido por uma pessoa para a outra. Embora o processo possa estar ligado a um produto físico, o desempenho é essencialmente intangível e normalmente não resulta na propriedade de nenhum dos fatores de produção.
1.1. Principais fatores responsáveis pelo dinamismo desse setor os de ordens político-social e tecnológico: CORRÊA e CAON (2002, p.24)
• urbanização, que torna necessários alguns serviços, como segurança e transporte urbano, por exemplo;
• mudanças demográficas que aumentam a quantidade de crianças e/ou idosos, que consomem mais intensamente maior variedade de serviços, como educação, entretenimento e saúde;
• mudanças socioeconômicas, como o aumento da participação da mulher no trabalho remunerado e pressões sobre o tempo pessoal, que criam a necessidade de serviços domésticos,