PCP e FLUXO PRODUTIVO
O planejamento é a função administrativa que antecipadamente determina quais os objetivos devem ser atingidos e qual a melhor forma com que deve ser feito. Sempre visando o futuro e o objetivo a ser alcançado o planejamento e necessário para que não haja uma desorganização, evitando assim um caos.
Para isso é necessário planejar: o que deve fazer; quando fizer; quem deve fazer e como fazer.
Já o controle tem a função de medir e corrigir o desempenho do que foi planejado para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar que sejam repetidos , para assegurar assim que sejam executados da melhor forma possível.
Fluxo
1. FUNDAMENTOS
Dentre as disciplinas associadas ao projeto de um sistema de produção, destaca-se o projeto de arranjo físico (plant layout design), definido como o conjunto de atividades envolvidas na localização de departamentos de fabricação, linhas de produção, centros de trabalho, máquinas e funções auxiliares (ferramentaria, manutenção, etc.) e na definição de rotas e meios de movimentação apropriados.
DEFINIÇÕES
Segundo Muther (1986) e Slack, Chambers e Johnson (2002), o arranjo físico ou layout pode ser definido como o estudo do posicionamento relativo dos recursos produtivos, homens, máquinas e materiais, ou seja, é a combinação dos diversos equipamentos/máquinas, áreas ou atividades funcionais dispostas adequadamente. Decidese onde colocar todas as instalações, máquinas equipamentos e pessoal da produção, preocupando-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação, determinando a forma e a aparência desta unidade produtiva, e também o fluxo dos recursos transformados através das operações.
É frequentemente uma atividade difícil e de longa duração por causa das dimensões físicas dos recursos de transformação movidos e podem afetar o fluxo dos materiais e pessoas, o que poderá acarretar maiores ou menores custos e eficácias da produção (SLACK;
CHAMBERS; JOHNSON,