pcns dança
ALUNA: INGRID CANDIDA FREIRE DE ANDRADE
PROFESSORA: MIZIA SABOIA
ED. FÍSICA – PRIMEIRO PERÍODO – TARDE .
-Relação entre exercício físico e dano ao tecido muscular.
Assim como tênis e roupa são desgastados durante um determinado momento de uso , assim é nosso tecido muscular, se o tênis for bom , dura um bom tempo, fazendo exercícios de forma adequada com um profissional podemos evitar que isso ocorra de forma precoce. Uma boa alimentação moderada de acordo com o nosso treino e estilo de vida, pode ajudar bastante nisso! O músculo é um tecido muito ativo, embora, é susceptível a danos após trauma direto como atividade física intensa e lacerações, ou resultado de causas indiretas tais como disfunção neurológica ou defeitos genéticos inatos. Alterações no processo de reparo desses danos podem conduzir a perda de massa muscular, deficiência locomotora ou em alguns casos ser letal.
Pesquisas apresentam 3 fases indentificadas no processo de regeneração muscular :
Fase de destruição: caracterizada pela ruptura e necrose de miofibras, formação de hematoma entre miofibras rompidas e reação inflamatória.
Fase de reparo: constituída de fagocitose do tecido necrosado, regeneração de miofibras, produção de tecido conjuntivo cicatricial e neovascularização dentro da área lesada.
Fase de remodelação: período no qual ocorre maturação de miofibras regeneradas, contração e reorganização do tecido cicatricial e recuperação da capacidade funcional do músculo.