PCN Passo 2
No âmbito educacional, as crianças entram em contato com isto, o que acaba levando, desde muito cedo, a atitudes preconceituosas, em sala de aula, com a família ou comunidade. Muitos casos acabam passando despercebidos. Para que eles aprendam a lidar com essa questão de forma correta, é preciso que tenham familiaridade com a diversidade no cotidiano escolar. Cabe aos professores e gestores mostrar como lidar com as diferentes culturas e toda sua diversidade histórica, que estará presente em sala de aula. Fazendo isso sem tratar na forma de um conteúdo especifico.
Igualmente importante a promover uma postura de tolerância entre os alunos, é buscar a inclusão de todos os estudantes no meio. A igualdade beneficia igualmente a todos.
Quanto mais o aluno se sente integrado a todos, melhor formação terá.
O primeiro passo é reconhecer que não somos todos iguais nas nossas origens.
Mesmo que haja diferenças entre estudantes pela sua nacionalidade, cultura, classe social, ou independente de qual seja, a escola tem o mesmo dever com todos. A capacidade de compreensão é de papel extremamente importante no estabelecimento da igualdade entre os alunos. Um professor não deve julgar um estudante que se comporta de maneira diferente, alegando ser desinteressado ou despreparado. Há uma infinidade de outros fatores que podem provocar esse tipo de “problema”, como por exemplo: Dificuldades familiares, tipos de preconceitos causados pela sociedade, entre outros.
A melhor maneira de inserção desta ideia é naturalmente, através de atividades de pratica diária, como brincadeiras de integração e dinâmica em grupo, leitura e filmes infantis, musicas, representações entre outros.