plano de aula
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – Anos Iniciais
PLANO DE INTERVENÇÃO (PLANO DE AULA)
1-Nome da Instituição: Escola Municipal “José Horácio Pereira Sobrinho”
2-Turma: 5º ano
3 – Idade das crianças: 10 a 12 anos
4- Nome do professor orientador do estágio na escola: Silvana de Oliveira Rodrigues
5-Data prevista para a intervenção30/10/2014
6- Tempo previsto para duração da intervenção: 7:00 horas ás 9:30 horas
7-Tema da intervenção: Gêneros textuais e Interpretação de texto em Quadrinhos
8-Objetivos Intervenção:
Reforçar os conteúdos já aprendidos;
Reconhecer os tipos de recursos gráficos usados nas histórias em quadrinhos;
Compreender o texto em HQ
Reconhecer os gibis como HQ
Produzir uma pequena HQ
9- Justificativa para a intervenção:
Durante os dias de estágio foi possível perceber que os alunos apresentam grandes dificuldades em reconhecer os gêneros textuais e saber para que eles servem, por isso a intervenção servirá para estimular o processo de desenvolvimento dos alunos no que se refere à questão do gênero História em quadrinho.
As histórias em quadrinhos, também chamadas de HQ’s, podem contribuir significativamente para o ensino-aprendizagem. As mesmas podem estimular a criação, imaginação, interpretação e etc. De acordo com Borges (2001), na educação, as HQs podem contribuir de diversas formas pois, além de divertir, esse gênero literário também pode fornecer subsídios para o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão do leitor.
Como as histórias em quadrinhos apresentam uma linguagem mista, ou seja, tanto a linguagem verbal, como a linguagem não verbal, este é um dos motivos que a utilização desses HQ’s em sala de aula pode proporcionar, além de facilidades de compreensão de conteúdos, o desenvolvimento da criatividade por parte dos alunos, pois as apresentações em figuras são mais interativas, levando a um melhor desempenho da memória