pcn de história
ESCOLA NORMAL SUPERIOR
CURSO DE PEDAGOGIA
PARÂMETROS NACIONAIS CURRICULARES NACIONAIS
HISTÓRIA
MANAUS/AM
2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ESCOLA NORMAL SUPERIOR
CURSO DE PEDAGOGIA
JESSICA DOS SANTOS PINHO
PARÂMETROS NACIONAIS CURRICULARES NACIONAIS
HISTÓRIA
Trabalho solicitado à obtenção parcial de notas na disciplina: História na Educação Infantil, ministrada pela profª Marly Mendes aos alunos do curso de pedagogia da Universidade do Estadual do Amazonas.
Manaus/AM
2012
De acordo com as leituras dos Parâmentos Curriculares Nacionais (PCNs) de história, o ensino de história se modifica conforme o texto social, cultural e econômico vivenciado por uma determinada sociedade, sendo assim transmissoras de certas ideologias que são estabelecidas em determinadas épocas.
Em 1827 houve o decreto das escolas primeiras letras em que a história civil e história sagrada não havia uma distinção o ensino era uma mistura de princípios morais e cívicos e ao longo do Império a educação prevaleceu este ensino, pois os responsáveis pela educação brasileira eram os jesuítas isso refletia a aliança do estado com a igreja que era legitimada através da educação.
Apenas em 1837, o ensino de história adquiriu autonomia com a criação do primeiro colégio secundário do país, porém a disciplina seguia padrões da frança, ou seja, ainda a história não possui uma identidade própria.
Logo após, os conflitos do Estado com a Igreja culminando na expulsão dos jesuítas, surgia a necessidades de reformulação da metodologia aplicada no ensino, inserindo influências científicas que forma sendo incorporadas e novos tópicos surgiram com a História Universal, História do Brasil e História Regional. Porém o ensino era baseado na memorização e na repetição.
Na instrução da educação cívica. Então surge a necessidade de um trabalhador para suprir a carência do mercado de trabalho, a educação