Pcn 1
O processo de produção de um discurso curricular nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio tem por finalidade inserir a sociedade, com isso o currículo fica limitado afetando a dimensão cultural da educação.
Essas ideias são desenvolvidas com base nos conceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) que não se constitui como a única mais como a maior expressão da reforma desse nível de ensino no Brasil.
O PCNEM é uma carta de conceito oficial, ou seja, é um documento de intenções do governo para a educação como o ensino médio que é estabelecido praticas pedagógicas.
Podemos dizer que, com esses parâmetros temos as suas vantagens e também desvantagens, nós como futuros professores temos a vantagem de ter um material de apoio e que o método e o conceito de ensino é claro principalmente quando se trata da língua portuguesa, e é nesse parâmetro que nós temos que nos espelhar e elaborar nossos planejamentos de aulas. Entretanto o PCNEM tem passado por constantes mudanças, assim como os avanços de ações que tem sido referências nacionais como Projeto Escola Jovem, Enem. e projetos de educação a distância.
Muitos professores que já estão na rede de ensino a algum tempo desvalorizam o PCNEM como forma de parâmetros curriculares, pois são desinteressados na leitura e até mesmo desmotivados.
Temos que levar em conta que o PCNEM está ali para nos instruir e basear a forma que devemos lidar com os nossos alunos, nele temos uma base fixa para a construção de aula, e até a prática do comportamento de um professor, que segundo o parâmetro o professor de língua portuguesa deve saber se portar em sala de aula, e falando sempre correto tanto na oralidade como na expressão textual.
Devemos também praticar a leitura para obter habilidade tanto na escrita como na fala e é necessário escolher os materiais e os conceitos da aula.
É visível que muitos dos alunos que estão no ensino médio não sabem ou não se lembram do que