Pce e pam
Curso de Técnico de Segurança do Trabalho
PCE e PAM - Plano de Controle de Emergência e Plano de Ajuda Mútua
Margareth Carneiro de Moura
Cabo de Santo Agostinho
2011
Escola Técnica Regional
Curso de Técnico de Segurança do Trabalho
PCE e PAM - Plano de Controle de Emergência e Plano de Ajuda Mútua
Trabalho apresentado pela aluna Margareth Carneiro de Moura como exigência parcial, avaliativo da disciplina de Saúde e Segurança Aeroportuária sobre orientação da Professor Emanoel Barbosa.
Cabo de Santo Agostinho
2011
PCE – PLANO DE CONTROLE DE EMERGÊNCIA- E PAM – PLANO DE AJUDA MÚTUA
OBJETIVOS
Este plano tem como objetivo estabelecer procedimento para atendimento a situações de emergência, sob o ponto de vista ambiental, de acidentes, incêndios e/ou explosões (sinistros), indicando as diretrizes de atendimento em situações tidas como emergência e de mitigação de impactos que possam estar associados.
RESPONSABILIDADE
Cabe à administração do porto, ao OGMO e aos empregadores a elaboração do PCE, contendo ações coordenadas a serem seguidas nas situações descritas neste subitem e compor com outras organizações o PAM.
ADMINISTRAÇÃO
Oferecer recursos necessários, bem como linhas de atuação conjunta e organizada.
OGMO – ORGÃO GESTOR DE MÃO DE OBRA
Oferecer treinamentos adequados para os trabalhadores, conscientizando-os sobre situações de risco.
TREINAMENTOS
Deve ser realizados treinamentos sobre: * Incêndios ou explosão; * Vazamentos de produtos perigosos; * Queda de homem ao mar; * Condições adversas de tempo que afetem a segurança das operações portuárias; * Socorro a acidentados.
FORMAS DE ATUAÇÃO
Estrutura responsável por gerenciar, controlar e avaliar as situações de emergência e planejar as simulações, denominada Brigada de Emergência, compostas por:
a) Socorristas: Equipe de voluntários treinada para avaliar e iniciar o atendimento no local da emergência até a chegada