Pcd's
FAI- FACULDADE DE INOVAÇÃO
CURSO: Administração
DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa Científica
PROFª: Marciana Tomiello
Acadêmicos: Diogo Lovato
Sandro Luiz Leite
INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
NO MERCADO DE TRABALHO
Caxias do Sul, 28 de setembro de 2012
1. Introdução
O foco desta pesquisa é direcionado no convívio social dentro de uma organização, que integra as pessoas portadoras de deficiências - PCD’s junto aos outros trabalhadores, para que juntos possam compartilhar experiência pessoais e profissionais, provando que a inclusão social é possível e necessária. As deficiências das necessidades podem ser múltiplas. As empresas antes vistas como assistencialistas hoje tem papel fundamental para a integração de PCD’S na sociedade e no mercado de trabalho. Este trabalho apresenta a caracterização da empresa analisada e o seu histórico, desde a sua fundação até o momento atual, apresentando um processo de adaptação pelo qual a empresa passou para inserir os PCD’s no processo produtivo mantendo a integridade do funcionário sem interferir no processo produtivo.
2. Histórico da empresa A empresa CEMAR LEGRAND foi fundada em 25 agosto de 1980, por Ademir Argenta, em Caxias do sul RS, sempre atuando no segmento de componentes elétricos.
3. Situação problemática A preocupação com a desigualdade social que atinge determinado segmento da população está cada vez mais discutida nas esferas políticas e publicas, e visto isso, a CEMAR dá inicio a um processo de acolhimento de pessoas portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho, não apenas para cumprir cotas estipuladas por lei, mais também agindo como uma gestão que se preocupa com os ideais de humanidade, buscando com isto contribuir para o aperfeiçoamento de uma nova realidade, utilizando de maneira customizada esta mão de obra antes não valorizada.
4. Objetivos Este