PAYBACK
Quando se fala em payback, fala-se no tempo entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento.O payback é uma das técnicas de análise de investimento mais comuns que existem. Consiste em umas das alternativas mais populares ao Valor Presente Líquido. E a partir desses pontos, tão importantes para a conjuntura econômica de uma empresa, trataremos a seguir com uma análise completa e bastante explicativa.
Payback
O método do payback é muito utilizado no meio empresarial para decisões em investimentos pela facilidade de entendimento e praticidade na sua aplicação.
Payback é o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento. O payback pode ser nominal, se calculado com base no fluxo de caixa com valores nominais, e presente líquido, se calculado com base no fluxo de caixa com valores trazidos ao valor presente líquido.
Para Gitman (1997), payback é o período de tempo necessário para recuperar o capital investido. Nessa perspectiva, considera-se como prazo de retorno o período de tempo necessário, para que os benefícios oriundos de um investimento possam cobrir os custos a uma TMA adequada.
Qualquer projeto de investimento possui de inicio um período de despesas (em investimento) a que se segue um período de receitas liquidas (liquidas dos custos do exercício). As receitas recuperam o capital investido. O período de tempo necessário para as receitas recuperam a despesa em investimento é o período de recuperação. O período de recuperação pode ser considerado com o cash-flow atualizado ou sem o cash-flow atualizado.
Investimento implica saída imediata de dinheiro; em contrapartida, espera-se receber fluxos de caixa que compensem essa saída ao longo do tempo. O payback consiste no cálculo desse tempo (em número de períodos, sejam meses ou anos) necessário à recuperação do investimento realizado.
Payback