FICHAMENTO
FICHAMENTO ARTIGO Nº1 :
OLIVEIRA,Cirlene Aparecida Hilário Silva de;SOUZA,Tatiana Machiavelli Carmo.Formação prosissional do assistente social na contemporaneidade:aspectos da interdisciplinariedade. Disponivel em seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/download/455/334. Acesso em:02jun.2014
Ao pensarmos a formação profissional do Assistente Social precisamos apreender o cenário em que a profissão se efetiva,bem como a realidade social que a cerca. Acredita-se que as mudanças políticas,sociais,culturais e ideológicas,que vivemos nos tempos atuais; as profundas transformações nos processos de produção e reprodução da vida social;assim como as relações sociais,as novas necessidades do mercado de trabalho demanda uma formação profissional que propicie aos Assistentes Sociais subsídios teóricos,éticos,políticos e técnicosapresenta como um desafio na contemporaniedade,desafio que requer vontade,disposição e a superação de caminhos já existentes.
Diante da globalização das divisões no campo social,cultural,financeiro,político,cientifico,etc.., em particular da fragmentação na maneira de perceber e compreender o ser humano e suas relações,a interdisciplinariedade emerge como prática de articulação destas partes. Podemos afirmar que,mais que uma proposta simplista,a interdisciplinaridade pode apresentar-se como uma reposta de intercâmbio e integração,uma maneira de transpor fronteiras e diferenças existentes entre as profissões,a fim de alcançar uma comunicação mais efetiva.
Compreendemos o ser humano como produto e produtor da história,isto é,partindo de um olhar materialista-histórico e dialético,busca-se estudar o processo no qual a realidade objetiva vivida pelo indivíduo se torna subjetiva. Como apontam Lane & Sawaia (1995) o ser humano só o é na relação com os outros. É a partir dessas relações sociais que estaremos nos proponmdo a discutir a interdisciplinariedade.
A interdisciplinariedade tem como princípio