Pavimentos
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Missão UDC: "Formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras."
EZIEL MICKAEL CORDEIRO DE LARA
Pavimentos Especiais
Trabalho de Pavimentos Especiais, professor Thiago, 10º período do curso de Eng. Civil da (UDC) Faculdade Dinâmica das Cataratas.
FOZ DO IGUAÇU 2015
1 REFERENCIAL TEÓRICO
Superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas, assentadas sobre um semi-espaço considerado teoricamente como infinito (infraestrutura ou terreno de fundação) a qual é designada de subleito (manual do DNIT, 2006).
Estrutura de múltiplas camadas construída sobre a terraplenagem e destinada, técnica e economicamente, a resistir aos esforços oriundos do tráfego e a melhorar as condições de rolamento.
1.1 PAVIMENTO PERMEÁVEL
Pavimentos permeáveis são definidos como aqueles que possuem espaços livres na sua estrutura por onde a água pode atravessar (FERGUSON, 2005). São considerados um dos sistemas de drenagem urbana sustentável pois controlam o volume de água na fonte geradora e ainda promovem uma melhora na qualidade da água.
Um grande problema dos pavimentos convencionais é que durante uma chuva, rapidamente há formação de escoamento superficial de água. Este volume de água vai demandar o sistema de drenagem urbana do município, que pode saturar e assim ocasionar enchentes. Os pavimentos permeáveis evitam este tipo de escoamento superficial, garantindo que praticamente 100% da água seja infiltrada através de sua estrutura, podendo esta infiltrar no solo ou ser transportada através de sistemas auxiliares de drenagem. Este tipo de pavimento pode ser uma ótima alternativa para o problema de drenagem da água da chuva, porém ainda não é muito usado, devido seu alto custo, a falta de tecnologia, estudo, e mão de obra