PAVIMENTOS
1
Em que ensaios se baseiam as classificações tradicionais? Quais suas limitações quando aplicadas a solos tropicais?
Limites de Atterberg
Ensaios de limite de plasticidade (LP), limite de liquidez (LL) e granulometria, estes ensaios são chamados de parâmetros de índices.
Limitações ocorrem entre as diferenças das frações de argila e areia. São:
- Repetibilidade dos resultados falta de correlação de classificações e comportamento, paramêtros mecânicos e hidráulicos.
Identificação Táctil – Visual:
Resistência a Seco (Pelotas secas ao ar);
Pasta de Solo na mão (Sacudidela, shaking test);
Ductibilidade (Facilidade em moldar o solo)
TERMINOLOGIA
Engenharia Civil
Terra: construção civil material natural não consolidado, possível de ser escavado por meio de ferramentas tais como a enxada, pá, picareta ou equipamentos comuns de escavação, tais como o motor escraiper, moto escavadeira;
Rocha: maciços de materiais naturais consolidados, cuja escavação exige o emprego de explosivos e ferramentas ou equipamentos especiais de escavação como, por exemplo, os escarificadores pesados, ou as perfuratrizes.
Solos: designa porções de terra estudadas pelos processos desenvolvidos pela mecânica dos solos e especialidades afins.
Para a mecânica dos solos, os termos terra e solo são utilizados como sinônimos, conforme a definição apresentada de terra.
Origem e Formação Processo ou alteração Física
A decomposição da rocha se dá por processos físicos, geralmente a expansão diferencial por alívio de tensões, o crescimento de cristais estranhos a rocha e contração e expansão por variação de temperatura.
Processo ou alteração Química
É o processo de formação dos solos mais comum no nosso país de clima tropical (clima úmido, quente), que se caracteriza por reações químicas entre os minerais constituintes de