PAUTA RÁDIO
Conclusão do capítulo 5 – Comunicação e opinião pública
O conceito de opinião pública vem se transformando através dos tempos. Entende-se por opinião pública o conjunto de ideias de que partilha um grupo social (a população, por exemplo) acerca de um assunto determinado (questões políticas, económicas ou sociais).
Opinião pública é comportamento que a maioria de uma sociedade toma em relação a algum assunto. Atualmente a opinião pública está vinculada as pesquisas de opinião. As pesquisas registram apenas determinado momento da opinião e as decisões que são tomadas a partir de seus resultados podem cometer grandes equívocos e durar por anos. As pesquisas de opinião influenciam nas opiniões das pessoas, fazendo com que elas confiem mais nas informações divulgadas, convêm dizer que a opinião de um grupo não é a opinião do público.
Para os governos e políticos que precisam da aprovação popular para se legitimar no poder, as pesquisas de opinião é a maneira de confirmarem seu status de representantes ideais para a sociedade.
Os meios de comunicação de massa contribuem para reforçar a crença que a opinião do grupo é a opinião pública, com o desenvolvimento da publicidade e convencimento. Na medida em que determinadas emissoras de TV, jornais, rádios, entre outros, noticiam e enfatizam determinados eventos, acabam influenciando nos demais.
Entendo que não existe opinião pública e sim a opinião de um grupo de pessoas que tem algumas características em comum, sugeridos por pesquisas de opiniões que definem as mesmas perguntas para todo mundo e supõe que todos têm a mesma opinião sobre os problemas, uma vez que o cidadão não tem a técnica nem o conhecimento específico para questionar tais proposições, assim acreditam na veracidade das informações.