Modelo de uma boa pauta
Pauta – é a orientação transmitida aos repórteres pelo pauteiro, profissional responsável por pensar de que forma a matéria será abordada no telejornal. No telejornalismo, a pauta ajuda a planejar a reportagem e serve de roteiro para o repórter.
• Pauta para TV deve ter gancho – é o que sustenta um fato como importante para ser incluído no telejornal; é a atualidade de um assunto que justifica a reportagem. O gancho da matéria é quase sempre o lead da matéria.
• Os assuntos das pautas são definidos pelo editor e pauteiro, levando em consideração atualidade, interesse da maioria das pessoas, difusão da notícia (como se espalha, dissemina) OBSERVAÇÃO: Em televisão, deve-se levar em conta o fator da imagem. O assunto também é pautado se render boas imagens, apesar de não ter gancho. Não dá para imaginar uma reportagem para tv sem boas imagens. A pauta deve conter:
- lide (o que, quem, quando, como, onde e por quê);
- as principais informações ( de forma sucinta ) sobre o assunto – pesquisadas pelos produtores – para subsidiar o repórter;
- material de apoio anexo, para o repórter;
- o enfoque ( como o assunto será abordado/conduzido na reportagem);
- entrevistados/fontes que devem ser ouvidos;
- dados sobre os entrevistados (endereço, telefone);
- sugestão de perguntas;
- sugestão de imagens;
ATENÇÃO: O repórter tem a liberdade de mudar a pauta no meio do caminho, caso verifique a inviabilidade da matéria na forma em que foi sugerida. Pode, até, derrubar a pauta, caso não tenha como fazer a matéria. Mas os motivos devem ser bem argumentados e imediatamente comunicados à chefia de reportagem. Na Redação
Tudo começa na reunião de pauta diária entre o editor-chefe, os editores dos telejornais, produtores e pauteiro. Nessa reunião, os assuntos, enfoques das matérias são definidos e os produtores caem em campo para produzir o material.
Obs: Todas as funções de TV