Pauta radiojornalismo
OBJETIVO: =============================================
Mostrar que os motoristas já se acostumaram com a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para transporte de crianças de até 07 anos, e que por isso apos 02 anos da lei em vigor o índice de acidentes com mortes de crianças com menos de 10 anos caiu 23%. Os dados são do SIM (Sistema de Informação de Mortalidade), do Ministério da Saúde. Vamos falar também sobre a importância dos pais trocarem a cadeirinha a cada fase da criança: de 0 a 1 ano, a criança precisa ser transportada no bebê-conforto ou com a poltrona virada para trás. De 1 a 4 anos, a poltrona deve ser virada para a frente, e, de 4 a 7 anos e meio, deve-se usar um booster preso no cinto de três pontos. Podemos finalizar a matéria informando que a infração, é considerada gravíssima (7 pontos) e dá multa de R$ 191,54, e que dirigir com as crianças fora do equipamento não garante a segurança delas.
FONTES: ===================================
SONORA: Juliana Barletta - mãe de Frederico (4 anos) e Antônio(2 anos): acha indispensável o uso do equipamento para a segurança de seus filhos. Está tão acostumada que é automático para ela e para as crianças o uso da cadeirinha.
SONORA: Mauricio Januzzi Santos - Presidente da Comissão de Trânsito da OAB de São Paulo: ele pode nos falar sobre os dados da diminuição de acidentes com mortes de crianças, sobre a multa pelo motorista transitar sem a criança na cadeirinha e sobre a importância da troca das cadeirinhas.
INFORMAÇÕES:
Dois anos após entrar em vigor, a Lei da Cadeirinha é apontada como responsável pela redução em 23% no número de mortes de crianças com menos de 10 anos, em acidentes de trânsito. Os dados são do SIM (Sistema de Informação de Mortalidade), do Ministério da Saúde.
De setembro de 2009 a agosto de 2010, o SIM do Ministério da Saúde notificou a morte de 296 crianças nessa faixa etária. Entre setembro de 2010 - quando a lei