Pauta para tv
PROPOSTA: Abordar os avanços e a vulnerabilidade gerada pela modernidade através da Ponte Rio Negro.
INFORMAÇÃO: A Ponte Rio Negro foi inaugurada no dia 24 de outubro de 2011. Antes da construção da ponte, a travessia era feita por meio de balsas para veículos de passeio e de grande porte até o porto da comunidade Cacau Pirêra, na Zona Rural do município de Iranduba.
Com o novo acesso, a população dos municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Nova Airão, principalmente Iranduba, passaram a dispor de uma ligação direta com Manaus, eliminando as barreiras naturais que dificultavam o transporte de pessoas, produtos e escoamento da produção de alimentos no interior.
DIRECIONAMENTO: Mesmo sendo alvo de polêmicas quanto a sua construção, a nova ligação terrestre se tornou um divisor de desenvolvimento para os municípios das regiões do Purus e Solimões no Amazonas. Apesar dos avanços econômicos gerados às cidades da região metropolitana, a ponte também resultou no aumento da criminalidade no interior.
Visto isso vamos abordar os dois lados que a modernidade através da ponte trouxe para a região metropolitana de Manaus. De um lado o desenvolvimento econômico, imobiliário e a facilidade de acesso dos municípios a capital. E do outro lado o aumento na criminalidade e das invasões de terras públicas.
ROTEIRO
Contato: Produção irá levantar telefones, endereços e contatos dos entrevistados.
• Secretário da Região Metropolitana de Manaus/ René Levy
• Prefeito de Iranduba/ Xinaik Medeiros
• Delegado de Iranduba/ Elcy Barroso
• Moradores para que comentem sua opinião sobre os avanços e vulnerabilidade gerada pela ponte.
EQUIPE DE