paulinho
TEMA: PRÉ MODERNISMO
ARATACA-BA
DEZEMBRO 2014
ESCOLA ESTADUAL BRÁULIO XAVIER
Antônio Paulo oliveira
Erick Matheus ribeiro da silva
Ana Paula Saldanha
Erica oliveira
Layane
TEMA: PRÉ MODERNISMO
Trabalho a ser entregue ao professora Carla Ane da disciplina LPLB, do 3º ano B, para obtenção de notas da I unidade.
ARATACA-BA
DEZEMBRO DE 2014
Sumário
Introdução
Esse trabalho vai abordar sobre o pré modernismo no brasil, vai falar do seu marco histórico e suas características, e vai apresentar como surgiu o pré modernismo e em que ano ele começou a ganhar ápice.
O pré modernismo no Brasil
O pré-modernismo foi um período de transição artística que aconteceu no Brasil nas duas primeiras décadas do século XX. Esse movimento ganhou maturidade e encontrou seu ápice em 1922, com a realização da Semana da Arte Moderna.
Durante o pré-modernismo houve uma junção de elementos importantes de escolas literárias anteriores, como o Parnasianismo, o Simbolismo, o Realismo e o Naturalismo.
Esse período não chega a ser considerado como uma escola literária, mas sim uma fase de intensa produção literária e artística que contou com um grande número de representantes e movimentou a literatura brasileira. O pré-modernismo também é conhecido como período sincrético. Nesse momento, os autores começavam a expressar o inconformismo político e social.
Esse período abriu caminho para a consolidação do modernismo brasileiro e deixou grandes clássicos da literatura, como Canaã, de Graça Aranha; Os Sertões, de Euclides da Cunha; e Urupês, de Monteiro Lobato.
O Pré-Modernismo foi marcado por uma vasta produção literária, repleta de tendências e estilos. O período sofreu influências de conflitos sociais, como a “Revolta de Canudos” e a “Revolta da