Paul tillich: teológo contemporâneo do século xix e xx - breve relato - mudanças e teologia
Paul Tillich: teológo contemporâneo do século XIX e XX - Breve relato - mudanças e teologia
Trabalho apresentado ao Professor Rui Josgrilberg, para o Módulo de Estudos de Teologia Contemporânea, 6º semestre, Período Matutino, do Curso de Bacharel em Teologia da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – Universidade Metodista de São Paulo.
São Bernardo do Campo — novembro de 2012
Paul Tillich: Teólogo Contemporâneo dos séculos XIX e XX
Breve Relato Biográfico
Nascido a 20 de agosto de 1886 em Starzeddel na Prússia Oriental, Paul Johannes Oskar Tillich foi um teólogo e filósofo cristão. Passou parte de sua vida na Alemanha e parte nos Estados Unidos da América. Filho de um pastor luterano que foi transferido para uma nova posição em Berlim, em 1900, Paul Tillich frequentou o Friedrich Wilhelm Gymnasium, para os estudos preliminares à universidade. Durante os anos em que esteve nesta escola, ele teve contato e estudou a filosofia de Fichte e Kant, até se formar em 1904. Tendo, a seguir, estudado filosofia e teologia sucessivamente em Berlim, Tübingen e Halle. Já na universidade, ele se familiarizou com os trabalhos de Schleiermacher, Hegel, e Shelling.
Em 1912 foi ordenado pastor da igreja Evangélica Luterana da província de Brandenburg, porém dois anos depois, em 1914, foi servir como militar, tornando-se capelão do exército alemão na I Guerra Mundial. Neste mesmo ano, havia se casado com Margarethe Wever, no entanto ela o deixou, já que estava tendo um relacionamento amoroso com um amigo de Paul Tillich.
Durante quatro anos, até 1918, ele serviu como capelão do exército e presenciou as terríveis realidades da guerra. Esta experiência afetou sua teologia, afastando-o do otimismo da teologia liberal. Testemunhar os episódios de destruição e morte em massa marcou sua vida pessoal e sua fé como momento divisório. Ao ponto dele ter sofrido dois colapsos nervosos e entrar numa crise de dúvida que mudou inclusive sua maneira de