Pau a pique
SÉRIE: 3º ANO
Professor:
ARILSON
QUÍMICA
PROPRIEDADES FÍSICAS “Propriedades físicas” é uma expressão de significado muito amplo: engloba todas as propriedades das substâncias relacionadas a fenômenos físicos. As propriedades físicas que nos interessam neste momento são aquelas que são utilizadas corriqueiramente nos trabalhos comuns de um laboratório ou em nosso cotidiano, como ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade. Os fatores relacionados de forma direta com estas propriedades são: forças intermoleculares ,massa molar e superfície de contato. Forças intermoleculares ou forças de Wan der Waals São interações entre moléculas (sem formação de orbitais moleculares) podendo ser mais forte ou mais fraca de acordo com átomos envolvidos. Estas podem assim serem divididas: Ligações de hidrogênio: interação de natureza acentuada que caracteriza-se de forma geral por moléculas que possuem átomos de hidrogênio ligados diretamente a átomos (ou grupos de átomos) bastante eletronegativos, como oxigênio, nitrogênio ou flúor e outra molécula que possua átomos eletronegativos como os citados anteriormente com pares de elétrons não-ligantes. Aldeídos , cetonas , éteres, ésteres e aminas terciárias podem formar ligações de hidrogênio com a água devido a presença do oxigênio e do nitrogênio.
O H H O R C O H O H O R C H O H H R N R R R
O H H R O R
Dipolo induzido (forças de dispersão de london): ocorrem entre moléculas apolares, onde em um dado instante surgirão dipolos instantâneos como resultado de um desequilíbrio momentâneo na distribuição eletrônica. A polarizabilidade aumenta com a área de dispersão de cargas(geralmente associado ao aumento na massa molar).Ocorre com frequência nos hidrocarbonetos.
Dipolo-dipolo (dipolo permanente): ocorre entre moléculas polares, onde estas moléculas interagem entre si, como resultado da atração da extremidade positiva de uma molécula com a extremidade negativa de outra.
Interação tipo