patrística
CURSO LIVRE: BACHAREL EM TEOLOGIA
APUEMA DE JESUS RODRIGUES
FILOSOFIA DA RELIGIÃO – RELIGIÕES PRIMITIVAS
ARAGARÇAS-GO
2014
APUEMA DE JESUS RODRIGUES
FILOSOFIA DA RELIGIÃO – RELIGIÕES PRIMITIVAS
Trabalho apresentado ao Curso livre: Bacharel em Teologia do Seminário Teológico Monte Hermon para a disciplina Filosofia da Religião.
Orientador(a): Prof(a). José Geraldo de Melo
ARAGARÇAS-GO
Religiões Primitivas
Introdução
Segundo Charles H Longo “Religião primitiva é um nome dado às crenças e práticas religiosas daquelas tradicionais, muitas vezes isoladas, culturas pré-letradas que não tenham desenvolvido formas urbanas e tecnologicamente sofisticada da sociedade”. Este conceito sugere que as religiões desses povos estão de alguma forma menos complexa do que as religiões das "sociedades avançadas". Numa pesquisa realizada entre os povos indígenas da Oceania, Américas e África Subsariana revelou religiões muito rica, complexa e que organizam os pequenos detalhes da vida das pessoas.
As religiões da Idade do Paleolítico, Mesolítico, Neolítico também são referidas como primitivas. A evidência disponível para religiões pré-históricas é tão limitada como qualquer reconstrução altamente especulativa. Mircea Eliade, no entanto, tem enfatizado a importância de contemporâneos no campo, a fim de recapturar um sentido da vida religiosa dos primeiros a humanidade. Desde o século XVII no mundo ocidental, estudiosos têm especulado sobre o problema dos primórdios da cultura humana, fazendo uso dos dados empíricos coletados sobre as crenças religiosas e práticas entre os nãos europeus, culturas do Novo Mundo, África, Austrália, Pacífico Sul e em outros lugares. Religião, assim, se tornou uma das áreas de estudo que moldaram idéias atuais sobre as origens da consciência humana e as instituições. Religião, tanto como uma experiência humana e