Patrimônios imateriais
1- Cachoeira do Iaureté- Lugar sagrado dos povos amerídios do Rio Uaupés e do Rio Papurí, município de São Gabriel da Cachoeira Amazonas.
2- Bolo de Rolo ou Rocambole – é um doce brasileiro típico de Pernambuco.
3- Toque dos Sinos em Minas Gerais ou Linguagem dos Sinos é uma tradição católica praticada especialmente na cidade de São João Del-Rei conhecida como “a terra onde os sinos falam”.
Escolhi estes três patrimônios imateriais, porque são diferentes entre si e de regiões diferentes do Brasil. Quando pesquisei sobre eles tive uma visão diferente do imaginado a respeito do que os faz serem tão importantes para determinado lugar ao ponto de serem considerados patrimônios.
A Cachoeira do Iauareté, trás a história de povos indígenas que habitavam e habitam lá, servia também como ponto de referência para viajantes no século XVIII, seringueiros e comerciantes também. Com as mudanças do estilo de vida foi solicitado o registro com patrimônio imaterial.
O Toque dos sinos em Minas Gerais foi iniciativa da comunidade a solicitação de patrimônio imaterial. Assim também aconteceu com o Bolo de Rolo.
Analisando estes três patrimônios imateriais, vejo que o que os leva a se tornarem patrimônio imaterial não é a oportunidade de se fazer um lugar de turismo. Mas sim a conservação do que ainda resta de memória da história de cada um, preservar para que as gerações de hoje e de amanhã tenham a oportunidade de conhecerem a história brasileira com riqueza de informações. Acredito que seja assim com todos os patrimônios imateriais.