Infraestrutura Transporte Público de Belo Horizonte
De
Metodologia Cientifica
Infraestrutura do Transporte Público
Nome:
Nome:
Nome:
Nome
Introdução:
Nas cidades grandes, o transporte coletivo urbano também tem a função de proporcionar uma alternativa de transporte em substituição ao automóvel, visando à melhoria da qualidade de vida da comunidade, congestionamentos, acidentes de trânsito, necessidade de investimento em obras viárias caras, consumo desordenado de energia, enfim, mobilidade em geral.
O transporte público é, assim, imprescindível para a vitalidade econômica, a justiça social, a qualidade de vida e a eficiência das cidades modernas.
Atualmente os meios de transportes disponíveis para a locomoção humana são muitos, mas vem causando grandes transtornos no trânsito brasileiro, devido ao excesso e ao desrespeito a legislação do setor. Os meios de transportes são diversos, infelizmente nem todas as pessoas têm a possibilidade de ter acesso a um meio particular, em razão disso, é que foi criado transporte público, ônibus, trens, metrôs, etc, para que toda a sociedade pudesse utilizá-los para se deslocar de um ponto a outro e, até mesmo de região a região.
Uma das maneiras de se priorizar o transporte urbano brasileiro são os sistemas BRT (Bus Rapid Transit) e o VLST (Veículos Leves Sobre Trilhos), que consiste basicamente em construir corredores exclusivos para o transporte público. Esse sistema já está sendo adotado em algumas cidades do Brasil para a Copa de 2014. Esses meios de transportes serão ampliados aos grandes centros urbanos, comerciais e industriais do país, após os jogos e as olimpíadas.
O futuro deve pertencer ao transporte público de qualidade e acessível a todos. Para que isso aconteça será necessária uma mudança da mentalidade e a aceleração na realização de obras que privilegiem o uso do transporte coletivo, como meio de deslocamento e, que o uso de carros particulares sejasecundarizado. Para o bem de todos nós e das futuras gerações, é