Património Industrial
Arquitecturas Virtuais
Resumo
Face a um retrato actual das infra-estruturas industriais devolutas na cidade, é compreendida a noção de valor patrimonial dos edificios industriais como testemunhos da história, cultura e qualidade arquitectonica, e reconhecida a necessidade de intervenção e a sua reabilitação com novos usos funcionais, mantendo ou não as suas caracteristicas intrínsecas ao seu valor patrimonial e de lugar. No seguimento deste conceito, o projecto "reabilitar a Casa do Sal" passa pelo desenvolvimento de uma estrutura rampeada que procura reestabelecer uma lógica social e urbana que de momento se encontra descaracterizada apesar do seu grande potencial.
Palavras-chave
Indústria, Património, Reabilitação, Arquitectura, Design, Promenade
Introdução
Passados 20 anos de construção desenfreada, o País apresenta uma crescente degradação no seu parque edificado. A reabilitação urbana é cada vez mais um imperativo mas encontra mais constrangimentos do que oportunidades para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A indústria deixou profundas marcas no território e introduziu importantes transformações na sociedade tanto a nível arquitectónico como social. Porém muitos testemunhos industriais encontram-se em crescente fase de degradação, arruinando a qualidade urbana, social e ambiental da malha onde se inserem. Face a estas controvérsias, é do nosso entender revalidar este património e revaloriza-lo no tecido urbano existente. O nosso objectivo passa pela reconversão de um edifício devoluto e torna-lo numa infraestrutura de caracter lúdico e público. Com isto pretendemos reintegrar o edifício na vida contemporânea, respondendo simultaneamente às necessidades locais e à preservação do património.
Desenvolvimento
É neste contexto de multiplicidade programatica e funcional, juntamente com a já referida valorizaçao do patrimonio industrial e as suas inerentes caracteristicas espaciais e arquitectonicas de