Diversos
De modo geral, o campo de aplicação da contabilidade é o patrimônio das entidades econômico-administrativas. Especificamente, no ramo da Contabilidade Comercial e Industrial, a ciência contábil tem por escopo o registro e o estudo analítico do patrimônio das empresas “Comerciais” e “Fabris”.
1.1. Características da empresa Comercial
A empresa comercial diferencia-se dos demais ramos das atividades empresariais, como a prestação de serviços, a agricultura e outras, principalmente no que diz respeito aos aspectos comerciais de suas atividades.
No ramo comercial, o objetivo empresarial, é definido no processo de revenda e comercialização das mercadorias, contabilmente, classificadas como mercadorias.
1.2. Características da Empresa Industrial
Na empresa industrial, este se diferencia dos de outros ramos de atividade empresarial, pois no ramo industrial, o objetivo empresarial, é definido no processo de “transformação” de matérias-primas em produtos finais chamados, contabilmente, produtos acabados ou semi-acabados.
Nesse tipo de empresa, a comercialização dos produtos finais se faz de forma semelhante à que ocorre na empresa comercial. As operações da equipe de vendas, transporte para entrega dos produtos, publicidade, faturamento são coincidentes com as ocorrentes na empresa comercial, no entanto, com esta não se confunde.
Isto faz com que reconheçamos com bastante propriedade a peculiaridade que encerra esse tipo de organização. Podemos dizer que em uma industria está contida a empresa comercial, porém, o inverso não é verdadeiro.
Em uma empresa industrial, as tarefas de ordem administrativa, bem como as tarefas comerciais que envolvem as compras e as vendas, devem ser tratadas de modo dissociado da operação de transformação das matérias-primas.
1.3. Classificação das Empresas Industriais
As empresas industriais poderiam ser classificadas de acordo com vários aspectos, sendo, sem