patrimonio
TEORIA DA CONTABILIDADE
1.6 - FUNÇÃO ECONÔMICA DA CONTABILIDADE A função econômica da contabilidade é apurar os Réditos (Resultados) das entidades.
RESULTADO – diferença entre o valor das receitas e o valor das despesas. E pode ser:
a) Positivo ou Lucro – ocorre quando o valor das Receitas é superior ao valor das Despesas;
b) Negativo ou Prejuízo – ocorre quanto o valor das Receitas é inferior ao valor das Despesas:
c) Nulo – ocorre quando o valor das receitas é igual ao valor das Despesas
1.6.1 – RECEITAS – são entradas de elementos para o Ativo da empresa, decorrentes de uma transação com terceiros, na forma de bens ou direitos que provocam um aumento da situação líquida da entidade, em virtude de não aumentarem o Passivo.
A receita também pode advir de uma redução do valor do Passivo sem que o Ativo seja diminuído. Por exemplo, a entidade recebe o perdão de uma dívida que tem para com terceiros. O Passivo irá diminuir, o Ativo ficará constante e o Patrimônio Líquido da entidade irá aumentar.
1.6.2 – DESPESAS – são gastos incorridos para, direta ou indiretamente, gerar receitas. As despesas podem diminuir o Ativo e/ou aumentar o Passivo, mas sempre provocam diminuições na Situação Líquida ou Patrimônio Líquido da entidade.
1.6.3 – CUSTOS
A distinção entre custos e despesa, poderá ser resumida da seguinte forma:
. Despesas – são gastos com bens e serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas.
- Custos – são gastos relacionados à atividade de produção, ou seja, são gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens e serviços numa empresa industrial ou prestadora de serviços. No caso de empresa comercial, o custo diretamente ligado à venda da mercadoria denomina-se Custo das Mercadorias Vendidas (CMV). O custo transforma-se em despesa quando o produto fabricado é vendido.
Dados:
Fatos:
1) A Empresa Sul Ltda. prestou serviços no valor total de R$