patrimonio natural de cabo verde
As diversas áreas protegidas fazem parte do rol de estratégias para o desenvolvimento local fomentado no ecoturismo e na protecção da natureza. Fazem parte desta estratégia os parques nacionais que preservam o ambiente da massificação e da construção desenfreada das habitações e projectos turísticos. Essas áreas protegidas podem ser visitadas para o deleite e para a educação ambiental, conservando-as para as gerações futuras.
Essas iniciativas e outros a desenvolver são financiados pelo Fundo Global para o Ambiente tutelado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde; podem ser apreciados em algumas ilhas, caso de Santo Antão com os três parques naturais existentes e a desenvolver: Morouços e Cova situado no planalto leste e topo de coroa, com os trabalhos de criação de trilhos e de identificação e preservação das espécies endémicas.
Santo Antão - Paque natural de Morouços Santo Antão - Coroa: antigo vulcão Ainda no quadro do projecto de preservação da natureza, temos o projecto de monte verde, em São Vicente, ponto mais alto da ilha, com 700 metros de altitude. A ilha de Monte Cara oferece muitas opções de visitas e de deleite em harmonia com a natureza; zana de calhau, salamança e praias. S. Vicente- Monte Verde
Em S. Nicolau temos o Parque Natural Monte Gordo que ocupa uma área de, aproximadamente, 952 hectares distribuídos por municípios de Ribeira Brava e Tarrafal, foi decretado património natural de Cabo Verde. Esta ilha não faz parte dos destinos turisticos de Cabo Verde mas a sua caracterisitica natural faz-lhe ombrear com outras ilhas acidentadas do país: Santo Antão, Santiago, Fogo e a Brava.
S.