Patrimonio liquido
.2 Capital Social: O capital social tem saldo credor e representa o valor aplicado pelo(s) sócio(s) na empresa. Ou seja é o investimento inicial da entidade. Pode ser aumentado ou mesmo diminuído ao longo do tempo. Em termos de gestão e administrativos é comumente chamado de Capital Próprio, ou seja, valor da empresa que se auto-financia.
.3 Reservas: As reservas muito importantes para o crescimento ou para quando as empresas necessitarem, são um importância lançada no passivo da empresa e não constituem obrigações para terceiros, e por sua vez se subdividem em Reservas de Capital, Reservas de Reavaliação, Reservas de Lucro.
3.3.1 Reservas de Capital: Representam recursos dos proprietários ou de terceiros que aumentam o ativo da empresa mas não transitam pelo resultado, ou seja, não se constituíram em receitas.
3.3.2 Reservas de Reavaliação: Reserva de reavaliação é a contrapartida do registro de reavaliações espontâneas do ativo permanente, as quais devem ser efetuadas por três peritos ou empresa especializada e aprovada pela Assembléia de Acionistas.
3.3.3 Reservas de Lucros: As reservas de lucros tem como base o Lucro Liquido do Exercício e são constituídas através de apropriação do lucro da empresa com objetivos e regras definidos. A legislação vigente entra em detalhes sobre critérios para constituição dessas reservas, uma vez que as mesmas influenciam diretamente o resultado á disposição dos acionistas.
3.4 Formação de Resultado: A formação de uma empresa é, sem duvida, uma forma de investimento, e,