Utilização de epis uma agroindustria
A indústria sucroalcooleira caracteriza-se pelo alto investimento em capital e pela complexidade de suas operações. Isso significa dizer também que possuem muitos pontos vulneráveis, onde podem ocorrer acidentes, com um grande potencial de perdas e danos. A importância da temática e também pela necessidade de conhecimento mais detalhado sobre o assunto, pois é mais significativo para as empresas prevenir um acidente de trabalho, do que custear um acidente.
A realização deste trabalho justifica-se por razões acadêmicas e profissionais. Em termos acadêmicos, consideramos que uma análise acerca da prevenção de acidentes em uma empresa do setor sucroalcooleiro, como a Itamarati, é um empreendimento fundamental para ampliar os conhecimentos sobre o trabalho e seu ambiente.
Diante disso as empresas elaboram procedimentos de segurança, proporcionando a integração do trabalhador dentro da empresa. Demonstrando ao trabalhador os riscos que pode ocorrer no local de seu trabalho.
Portanto as empresas buscam a melhoria contínua nos ambientes de trabalho, onde os resultados da pesquisa contribuirão para a verificação das medidas adotadas pelas empresas para melhorar o ambiente e a segurança do trabalho.
Devido a estas causas, faz se então relevante um estudo orientado aos diversos fatores responsáveis pelo sucesso da empresa, na tentativa de esclarecer os motivos que tornam estes arranjos uma ferramenta importante para o desenvolvimento econômico da empresa.
METODOLOGIA
A coleta de dados teve como base os seguintes procedimentos metodológicos:
1. Pesquisa bibliográfica: levantamento bibliográfico sobre a temática de prevenção de acidentes de trabalho.
2. Coleta de dados secundários: análise documental de relatórios, projetos e documentos oficiais da empresa escolhida do setor canavieira mato-grossense;
3. Questionários: foram aplicados 100 questionários juntos aos funcionários. Por meio dos questionários buscou-se apreender a