Patrimonio Historico e Cultural , conceitos e definições
CAPÍTULO 1- INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO 2- DEFINIÇÕES DE PATRIMÔNIOS 5
2.1 O que é Patrimônio 5
2.2 Patrimônio Mundial 5
2.3 Patrimônio no Brasil 5
2.4 Patrimônio Material 5
2.5 Patrimônio Imaterial 6
CAPÍTULO 3 PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS DO BRASIL 6
3.1 Materiais 6
3.2 Imateriais 7
CAPÍTULO 4 RELIGIÃO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E TURISMO NA SEMANA SANTA EM TIRADENTES (MG) 8
4.1 Religião 11
4.2 O Sentido de Sagrado 12
4.3 Mito da Paixão .13
CAPÍTULO 5 PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL EM TIRADENTES .14
5.1 Turismo 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS .20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
ANEXOS 22
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de exemplificar o que é patrimônio e suas segmentações, enfatizando a sua preservação histórica e cultural, pois são testemunhos de gerações passadas e heranças para a posteridade.
2 DEFINIÇÕES DE PATRIMÔNIOS
2.1 O que é Patrimônio
São todos os bens, materiais e imateriais, naturais ou construídos, que uma pessoa ou um povo possui ou consegue acumular.
2.2 Patrimônio Mundial
A Convenção do Patrimônio Mundial, criada em 1972 pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO), tem como objetivo incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. Trata-se de um esforço internacional de valorização de bens que, por sua importância como referência e identidade das nações, possam ser considerados patrimônio de todos os povos.
2.3 Patrimônio no Brasil
Constitui patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade nos quais se incluem as formas de expressão, os modos de criar, fazer e viver, as criações científicas, artísticas e tecnológicas, as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados