Patrimonialismo E Coronelismo Herbert P
Campus XV – Valença – Bahia
Curso de Bacharelado em Direito
Disciplina: Ciência Política – Felipe Estrela
Discente: Herbert Pereira de Sousa
PATRIMONIALISMO E CORONELISMO NO BRASIL
UNEB
Valença / BA
2013
INTRODUÇÃO
Na formação e análise da sociedade brasileira devemos ter em mente a conceituação de algumas categorias ou correntes políticas como o patrimonialismo e o coronelismo, entre outras. O conceito destes e de outros valores que compõem nossa noção de formação do Estado ou sociedade, como: o patriarcalismo, o subdesenvolvimento e até mesmo a dependência desenvolvida por gerações em nossa sociedade, faz-se elaborar uma discussão necessária para entendermos e desenvolvermos a capacidade de traduzir os anseios e as necessidades de construirmos uma sociedade mais justa e igualitária. Pretende-se, aqui, iniciarmos uma discussão e tentar formar um conceito sobre a influencia desses fenômenos na formação e desenvolvimento do pensamento político brasileiro. Fundamentalmente devemos também observar o grau de importância e a influencia ainda exercida no pensamento social brasileiro, buscando desenvolver um trabalho baseado em alguns autores e pensadores importantes em diversas épocas da história de nosso país.
Estas noções negativas ou não, serviram e servem para a compreensão e auxiliar na elucidação dos verdadeiros valores de “brasilidade”, tentando interpretar nossa sociedade e descobrir como se formou o processo de desenvolvimento social em nossa nação.
02
O PATRIMONIALISMO E O CORONELISMO NO BRASIL
Por ¹ Herbert Pereira de Sousa
Primeiramente devemos buscar e aprofundarmos em alguns conceitos e tentarmos entendermos como esses fenômenos políticos influenciaram e ainda influenciam na formação de nosso Estado e de nossa sociedade. ²O patrimonialismo é a característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado.
O patrimonialismo é uma postura de governo que foi e ainda é