Patricia Final 1
Percebe-se que, atualmente, o desejo de um ambiente de qualidade é uma preocupação cada vez mais freqüente entre as organizações para atingir certos objetivos. A qualidade é primordial para uma boa prestação de serviço, onde deixará mais eficiente e dinâmica a relação entre o prestador e o solicitante, tornando ambos satisfeitos.
Hoje existem várias ferramentas de controle da qualidade, dentre as quais se podem destacar o Programa 5S que trabalha aspectos da empresa, como: a limpeza, a organização, saúde, a autodisciplina, e outros quesitos essenciais para o bom desempenho dos serviços prestados.
Este programa pode ser aplicado em todos os tipos de empresa, pois traz inúmeros benefícios a todos os que convivem no ambiente da organização. Porém, se todos não estiverem focados nos objetivos do programa, o mesmo não será devidamente aplicado e seu objetivo não será alcançado.
O programa 5S caracteriza-se por ser uma ferramenta simples e eficiente, onde a prática é realizada nas atividades do cotidiano, sendo assim, desenvolvendo a conscientização dos colaboradores e gestores sobre qualidade, possibilitando a realização de treinamentos para orientar os mesmos sobre a importância do bom desenvolvimento do programa. Organizar e manter sempre limpo o local de trabalho, padronizar os processos, e assim facilitar a todos na execução dos serviços e principalmente, demonstrar a importância de manter a autodisciplina neste programa de qualidade.
Diante de tais aspectos, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é apresentar uma metodologia prática para a implantação de um Programa “5S” no departamento de Recursos Humanos do Escritório Contábil Ribeiro, tendo em vista possibilitar maior produtividade e a melhoria continua na execução dos serviços com o menor tempo e custo.
1.1 PROBLEMATIZAÇÃO
Como desenvolver uma metodologia para implantação de um Programa “5S” no departamento de Recursos Humanos de uma empresa contábil?
1.2 OBJETIVOS
1
1.1