Patologias
Nos dias de hoje por vivermos em ambientes com alto grau de poluição e o uso excessivo de tabaco, estamos mais sucessíveis a doenças respiratórias. É muito comum hoje em dia reclamarmos de alguma alergia ou desconforto nasal e respiratórios, tendo sempre que partir a medicamentos e inalações.
As doenças são comuns em grandes cidades, aonde a poluição é causada por grande quantidade de monóxido de carbono e o dióxido de carbono, originalizados da queima de combustíveis fósseis que prejudicam o funcionamento do nosso aparelho respiratório, causando algumas doenças popularmente vividas em nosso cotidiano.
As doenças mais comuns que atingem esse sistema têm ligação com órgãos como, pulmões, boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traqueia, diafragma, bronquíolos e alvéolos pulmonares. As doenças mais frequentes são renite, sinusite, asma, resfriados, gripes, bronquite, etc.
Falaremos agora de uma doença bastante perigosa que causa danos irreversíveis levando o paciente a morte, chamada de enfisema pulmonar, doença que levou o comediante Chino Anysio a óbito. * Enfisema Pulmonar
Enfisema Pulmonar assim como a asma e a bronquite faz parte de um grupo denominado DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). Essa doença se desenvolve em agressões de anos devido ao uso de tabaco e os poluentes existentes no ar, como poeira e vapores químicos.
Os alvéolos ficam comprometidos e perdem a capacidade de fornecer oxigênio ao sangue e dele retirar o dióxido de carbono. Por serem pequenos músculos em grande numero esponjosos e elásticos, quando se tem a doença eles se tornam rígidos. Em casos mais avançados a pessoa não tem nem capacidade de puxar o próprio ar e isso se torna fatal.
Essas toxinas transformam os alvéolos em grandes sacos cheios de ar que dificultam o contato do ar com o sangue. Os alvéolos são pequenos sacos responsáveis pela troca gasosa do oxigênio pelo dióxido de carbono. Como essa região é afetada o