Finlandia
Marcelo Jose Barbosa Coelho Moreira
Turma: 3TRCP
Nº 18
Informação básica sobre a Finlândia
A Finlândia é uma república independente desde 1917. O Presidente da República é o Chefe de Estado. O poder político é exercido pelo parlamento unicamaral, a Câmara dos Deputados, que conta com 200 membros. A região autónoma do arquipélago de Åland goza de uma situação especial, uma vez que foi declarada zona desmilitarizada ao abrigo da Lei Internacional. A Finlândia conta actualmente com uma população de um pouco mais de cinco milhões de habitantes. A capital da Finlândia é Helsínquia e a moeda é o Euro.
A Finlândia é justamente conhecida como um país de florestas, as quais, ocupam cerca de três quartos da superfície do país, que é de 338.000 quilómetros quadrados. Outras características da Finlândia, são os seus muitos milhares de lagos (cerca de 190 mil) e uma grande profusão de ilhas (quase 180 mil). Os lagos e os cursos de água cobrem dez por cento do território nacional. O principal arquipélago situa-se junto à costa sudoeste, enquanto que a principal região dos lagos, cujo núcleo é constituído pelo Lago Saimaa se situa no Leste do país.
Simbolos nacionais
A bandeira da Finlândia foi oficializada, no ano 1918. O branco simboliza a neve e o azul, os lagos e o céu. A cruz é mais larga do que nas bandeiras sueca e dinamarquesa, ocupando 3/11 da altura e 3/18 do comprimento total. As instituições governamentais usam uma bandeira com o escudo de armas ao centro. A marinha e o Presidente da República têm variações próprias, mesmo com o escudo ao centro.
O escudo de armas oficial O escudo de armas oficial da Finlândia tem raízes históricas, muito mais antigas do que a bandeira e a sua utilização remonta, há pelo menos 350 anos. O escudo foi um dos primeiros símbolos comuns para as províncias orientais da Reino (ou seja, para a futura Finlândia). O número das estrelas corresponde por mera coincidência, ao número de províncias "históricas" da Finlândia.