Cimento
AGREGADOS: * COM DIAMENTRO INFERIOR A 4,75 MM CONSIDERADO AGREGADOS MIÚDOS. * COM DIAMENTRO SUPERIOR A 4,75 MM CONSIDERADO AGREGADOS GRAÚDOS.
O QUE PODE SER ADICIONADO?
QUANDO É FEITO UMA PAREDE OU PILAR DE ALVENARIA SEM A A DIÇÃO DE ADITIVOS QUIMICOS, O MESMO SOFRE A AÇÃO DO INTEMPERISMO (CHUVA) OU É ATACADO PELA AGUA QUE SOB POR CAPILARIDADE REAGINDO ASSIM COM O CH (HIDRÓXIDO DE CALCIO) E QUANDO A AGUA EVAPORA DA PAREDE OU PILAR, O CH (HIDRÓXIDO DE CALCIO) SAI JUNTO COM A A AGUA DEIXANDO UMA MANCHA NA PAREDE, COM ISSO OS ESPAÇOS OCUPADOS PELO CH (HIDRÓXIDO DE CALCIO) FICAM VAZIOS DENTRO DA PAREDE OU PILAR E A EXISTENCIA DESTES POROS, DIMINUI A RESISTENCIA MECÂNICA DA ALVENARIA, POI ISSO É UTILIZADO OS ADITIVOS QUIMICOS QUE IMPEDE A REAÇÃO DA AGUA COM O HIDRÓXIDO DE CALCIO (CH).
* ADITIVOS QUIMICOS IMPEDIR A REAÇÃO DA AGUA COM O CH (HIDRÓXIDO DE CALCIO) E PODE TER A FUNÇÃO DE ACELERAR OU RETARDAR A PEGA OU SEJA, CONTROLA A REAÇÃO QUIMICA. * A ALTA TEMPERATURA TMB PODE SER UTILIZADA COMO CATALIZADOR, POIS A VISCOSIDADE É AUMENTADA. * ADIÇÕES MINERAISCONTROLE DA EFLORESCENCIA. O PRINCIPAL ADITIVO MINERAL É A SILICA QUE EM MEIO AQUOSO REAGE COM O CH FORMANDO FASES ESTAVEIS COMO C-S-H E C-A-H. * FIBRASPODENDO SER DE ORIGEM METALICA, CERAMICA OU POLIMERICA. AUMENTO DA RESISTÊNCIA MECANICA DO CONCRETO, PODENDO SER UTILIZADO EM QUALQUE SITUAÇÃO, ECXETO EM CONCRETOS QUE SERVIRÃO DE PARTE ESTRUTURAL COMO VIGAS OU PILARES. * EFLORESCENCIA – MANCHAS NA PAREDE. É O RESULTADO DA REAÇÃO DA AGUA COM O CH QUE SAI DE DENTRO DO CIMENTO DEIXANDO POROS E DIMINUINDO A RESISTENCIA MECANICA DO MESMO.
EM UMA CONSTRUÇÃO QUE NÃO FOI UTILIZADO ADITIVOS QUIMICOS COMO A SILICA ATIVA, PODE SER EVITADA A EFLORESCENCIA IMPERMEABILIZANDO AS PAREDE.
OBESERVAÇÕES COM O AUMENTO DA TEMPERATURA, AS REAÇÕES QUIMICAS ACONTECEM MAIS RAPIDAS.
EM LOCAIS MUITO FRIO, É CONVENIENTE A UTILIZAÇÃO DE ACELERADORES DE PEGAS E EM LOCAIS MUITO QUENTES PODEM SER