PATOLOGIAS
FACULDADE DE SAÚDE E CIÊNCIAS DA VIDA
CURSO DE ENFERMAGEM
Marcia Cazumba Gomes PATOLOGIA CASO CLINICO TIPO DE FERIDA E CICATRIZAÇÃO ITU – SP 2014
Marcia Cazumba GomesNº 13
CASO CLÍNICO
TIPO DE FERIDA E CICATRIZAÇÃO
Professora: Carolina ITU – SP
2014
CASO CLÍNICO:
Paciente do sexo feminino, 53 anos, aposentada, foi internada com diagnóstico de choque séptico. No decorrer de sua internação apresentou dor na região glútea com escara sacral com pontos de necrose. De acordo com o prontuário da paciente a ferida apresenta-se altamente secretante, purulenta, hiperemiada e edemaciada.
Justifique as características apresentadas na ferida da paciente ( secreção purulenta, hiperemiada e edema ).
Resposta: Os pontos de necrose ocorreram devido a inflamação do tecido pois houve o extravasamento das células devido ao rompimento de sua menbrana. Houve um aumento dos vasos e fluxo sanguíneo, aumento da permeabilidade vascular que permite a saída de líquidos e proteínas plasmáticas dos vasos sanguíneos, migração de leucócitos para a área da lesão.
Como este tipo de ferida é classificado e como se dá a sua cicatrização? Explique.
Resposta: é classificado como uma ferida inflamatória aguda. A cicatrização se dá através de três fases: 1ª fase chamada de fase inflamatória, caracteriza-se homeostase, coagulção, ativação da resposta im unológica local, com atração de células que têm o papel de fagocitar, ou seja, limpar a área lesionada. Na 2ª fase inicia-se a recomposição do tecido que foi ferido, ou seja tecido de granulação e reepitelização (angiogenese e fibroplastia) e a 3ª fase é a de remodelação,