Patologias
Patologias
Trabalho de TMCC II - (Tecnologia dos Materiais de Construção Civil II).
Professor: Paulo Ferrari
OURINHOS - SP
2014
Patologias
A palavra patologia em nosso dia-a-dia é sempre associada a doenças, na construção civil não é muito diferente, porém ela se refere aos defeitos na edificação, podendo serem decorrentes da má execução de etapas da obra, mal uso do proprietário ou até mesmo esforços externos.
Como dito as patologias são decorrentes de falha em algum momento da obra, os mais comuns são decorrentes da umidade, e a mesma pode ser encontrada das mais diversas formas na construção civil.
Patologia 1:
A patologia ocorreu devido a um problema na cobertura, onde houve a instalação de uma antena. Como é notável este problema está relacionado a umidade, a má instalação da antena facilitou a entrada da água sob a cobertura e assim tendo contato com a laje, cuja a mesma não é impermeabilizada e isso fez com que houvesse uma infiltração e consequentemente tornou-se um foco de proliferação de fungos e o emboloramento do local.
Para analisar o problema devemos começar da causa, como citado foi devido à má instalação de uma antena, já podemos começar desta parte onde percebemos uma má qualificação dos profissionais, continuando a análise percebemos que o problema não foi solucionado com prioridade, pois temos a formação do bolor na região. A solução deste problema foi a troca das telhas danificadas na cobertura da residência fazendo com que em caso de chuvas a região não voltasse a ter contato direto com a água.
Patologia 2: Esta patologia também está relacionada com umidade, porém sua causa está relacionada com o má execução de uma etapa da obra, por ser uma parede externa ela está em contato direto com intempéries, logicamente a umidade penetrou a parede e causou a proliferação de fungos. Para a correção desta patologia nesta residência foi quebrado o reboco, e posteriormente