Patologias
As patologias dos rins podem ser : AGUDAS: súbitos, como resultado de infecções com inflamação dos néfrons. Duram por algumas semanas, mas há recuperação completa.
CRÔNICAS: originam-se lentamente e são progressivas, com perda gradual da função do rim.
GLOMERULONEFRITE:
Glomerulonefrites ou glomerulopatias são afecções que acometem o glomérulo (estrutura microscópica formada por um emaranhado de capilares semelhantes a um novelo de lã). É a principal estrutura renal responsável pela filtração do sangue. A glomerulonefrite pode ser:
GLOMERULONEFRITE AGUDA:
É a doença mais comum dos rins. Geralmente, o paciente se recupera sem danos ao rim. Normalmente ocorre em crianças cerca de uma a quatro semanas após uma infecção estreptocócica na garganta. Anticorpos formados em resposta a estes estreptococos fixam-se na membrana glomerular (parte do néfron) danificando-a. Em adultos a doença pode se tornar crônica, com diminuição gradual da quantidade de néfrons funcionantes, levando à insuficiência renal crônica. A síndrome nefrítica aguda pode estar associada ao desenvolvimento de hipertensão, inflamação intersticial (inflamação de espaços intercelulares do tecido renal) e insuficiência renal aguda.
GLOMERULONEFRITE CRÔNICA:
É uma doença que ocorre quando há destruição lenta e progressiva dos glomérulos renais, com a perda progressiva da função renal. Alguns casos são causados por estímulos específicos ao sistema imunológico, mas a causa precisa da maior parte dos casos é desconhecida. Esta doença é uma causa da hipertensão e da insuficiência renal crônica. O dano aos glomérulos compromete a eficiência da filtragem, permitindo que sangue e proteína passem para a urina. Aproximadamente 1/4 das pessoas acometidas por glomerulonefrite não apresentam história prévia de doença renal e o distúrbio inicialmente aparece como uma insuficiência renal crônica. As doenças glomerulares são