Patologias que atingem as celulas
2.1 Leucemia
É uma transformação maligna nas células da medula óssea, que é a responsável pela produção das células sanguíneas (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas).
A doença se caracteriza pela produção anormal, ou acúmulo de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo contra infecções. O crescimento desordenado dessas células compromete a produção das células normais do sangue pela medula óssea.
As leucemias apresentam classificação, dependendo da idade das células, a doença é classificada como aguda ou crônica.
O tratamento é feito inicialmente com quimioterapia. Os medicamentos são dados em ciclos nas leucemias agudas. O paciente com leucemia crônica requer menos internação, e os quimioterápicos são, em sua maioria, orais.
Outro tratamento é o transplante de medula óssea. Dependendo do tipo de leucemia e da idade do paciente, o transplante pode ser indicado precocemente, ou permanecer como uma alternativa, caso o paciente tenha uma recaída da doença.
2.2 Anemias
É uma doença em que a capacidade do sangue de transportar oxigênio para os tecidos está reduzida, seja pela redução de hemácias ou de hemoglobina.
São diversos os tipos de anemia. O tratamento para a anemia por privação de ferro é feito com ferro por via oral.
Nos casos de anemia profunda ou de intolerância ao ferro por via oral, ele é administrado por via intramuscular ou endovenosa.
Transfusões de sangue são contraindicadas para esses pacientes, para