Patologia
Embora o ser humano enfrente, diariamente, constantes alterações no meio ambiente existem situações extremas que ultrapassam a capacidade de adaptação do organismo, como acontece perante uma exposição prolongada a temperaturas ambientais demasiado elevadas ou baixas que podem originar vários problemas.
PATOLOGIA
Estudo do sofrimento humano.
A Fisiopatologia estuda os mecanismos do processo patológico.
PATOGÊNIA
Sucessão de eventos desde a agressão inicial e instalação de um quadro patológico, bem como os mecanismos e inter-relações orgânicas de resposta e defesa. LESÃO REVERSIVEL: ocorre quando a celula agredida pelo estimulo nocivo sofre alterações funcionais emorfológicas, porém,mantém-se viva ,recuperando-se quando o estimulo nocivo é retirado ou cessa. LESÃO IRREVERSÍVEL: Ocorre quando a célula torna-se incapaz de se recuperar depois de cessada a agressão, caminhando para a morte celular.
LESÃO MECÂNICA:
Incisão : A incisão é geralmente realizada por um médico cirurgião, seu objetivo é permitir o acesso a área a ser operada. . É também conhecida como Cesura, ultrapassa, sem danificar os tecidos, a derme, epiderme, e hipoderme da pele.
Escoriações: significa uma falta substancial (importante) da pele, que atinge a derme. É uma lesão discreta, resultante de um trauma por abrasão linear ou com pequenas manchas, pontos ou depressões, produzida por meios mecânicos (freqüentemente coçar), geralmente envolvendo somente a epiderme, mas, não raro, atingindo a derme papilar, com perda de substância superficial da pele, de mucosas ou de estruturas membranosas em contato com o meio exterior.
Ferida puntiforme: formato punctual e de bordas ligeiramente irregulares, geralmente causada por instrumento perfurante de pequena área de secção transversal (como espinhos, pregos, agulhas etc.); * Feridas superficiais: quando atingem apenas as camadas mais