Biologia celular e genética
Núcleo Comum - Faculdade da Saúde
1º Semestre - 2013 ESTUDO DIRIGIDO 2
OBJETIVOS
Compreender a importância das proteínas que constituem o Citoesqueleto e as Membrana Biológicas e que as funções destas estruturas está em última análise sobre controle genético e sujeita as questões de hereditariedade.
proposta - QUESTÕES
1ª.) A Fibrose Cística e a Síndrome de Kartagena são doenças que não tem cura. Pesquise a respeito de quais tecidos são afetados nestas patologias e as alterações celulares observadas em cada patologia e relacionando estas informações ao que estudamos até agora a respeito das Membranas Biológicas e do Citoesqueleto.
2ª.) Para saber se um tumor é maligno ou benigno deve ser realizada uma biópsia. Neste caso, uma amostra do tumor é retirada e observam-se as características deste tecido. Se ele apresentar a mesma histologia esperada para o tecido no qual o tumor se encontra podemos afirmar se tratar de um tumor benigno; caso contrário, se o tecido apresentar células com um aspecto indiferenciado, dizemos que o tumor é maligno, ou um câncer. A questão agora é saber se aquele é o tumor original, ou se é uma metástase, o que implica que devem ser procurados outros tumores. A partir destas informações, pesquise e responda as seguintes questões: a) explique e justifique por que dizemos que as células presentes em um tumor maligno são indiferenciadas. b) explique qual estrutura celular nos permite investigar se o tumor é original ou uma metástase e como esta pode servir para este diagnóstico.
RESPOSTAS:
1)-
A fibrose cística, é uma doença genética autossômica (não ligada ao cromossomo x) recessiva (que é necessário para que se manifeste mutações nos 2 cromossomos do par afetado). Causada por um distúrbio nas secreções de algumas glândulas, as glândulas exócrinas(produtoras de muco). O cromossomo 7 é o