PATOLOGIAS PILATES
BURSITE
A bursite é a inflamação da bursa ou bolsa sinovial, um saquinho membranoso revestido por células endoteliais.A função desta bolsa é evitar o atrito entre duas estruturas (tendão-osso ou tendão-músculo) , protegendo as proeminências ósseas e a musculatura de impacto e lesões. Acomete principalmente a articulação do ombro e do quadril.
Causas da Bursite:
- Traumatismos;
- Infecções;
- Lesões por esforço;
- Uso excessivo e incorreto das articulações;
- Movimentos repetitivos;
- Artrite (inflamação das articulações);
- Gota (depósito de cristais de ácido úrico na articulação).
Possíveis sintomas:
Podem estar presentes dor, desconforto e parestesias. Estes sintomas causam o desuso da articulação, gerando fraqueza e tensão muscular e impossibilitando a pessoa de executar movimentos importantes do seu cotidiano, podendo até comprometer outras regiões do corpo.
Pilates X Bursite
O Pilates na bursite age para evitar a progressão da patologia, diminuir os sintomas já existentes, reequilibrar o corpo e aumentar a qualidade de vida. São preconizados o fortalecimento, alongamento e relaxamento muscular, sempre com a execução de movimentos precisos e associados à respiração, exigindo conexão corpo-mente. A atuação do Pilates nas ARTRITES segue o mesmo raciocínio que nas bursites. DESVIO DA COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral posssui curvaturas fisiológicas (ditas normais) durante toda sua extensão. Na coluna cervical (pescoço) denotamos uma curvatura chamada de lordose, na coluna torácica (meio das costas) uma cifose e na porção lombar (porção da cintura para baixo) há outra lordose. Porém, a coluna vertebral pode apresentar alterações ao longo de sua extensão, tais como:
- Aumento da curvatura da coluna vertebral: HIPERLORDOSE ou HIPERCIFOSE;
- Diminuição da curvatura da coluna: RETIFICAÇÃO (coluna reta, curva inexistente);
- Desvios da curvatura para as