doutorado
O Pilates é uma modalidade não tão nova, mas que está se destacando no mercado do fitness há pouco tempo. É um método que trabalha o condicionamento físico e mental através de aparelhos específicos com instrutores/professores formados em fisioterapia ou educação física.
O Método foi sistematizado pelo preparador físico alemão Joseph Hubertus Pilates, em 1920, de quem ganhou o nome. É uma nova forma de se exercitar, diferente de tudo o que você já praticou.
Encontrou destaque no Brasil há alguns anos (+ ou – ano 2000) como um tratamento de reabilitação, mas atualmente é utilizado como um método de condicionamento físico para a melhoria da qualidade de vida, e até mesmo como tratamento estético. No mundo fitness, ideal para quem não curte a malhação tradicional ou para quem já está cansado das academias de ginástica.
Pilates é apenas para reabilitação ou para pessoas com problemas de coluna?
O “Pilates reabilitação” é indicado para tratamento de patologias da coluna vertebral (hérnias de disco, escoliose, etc), pós-cirúrgicos, dores agudas, patologias articulares diversas (torsão, estiramento muscular, artrose, tendinites) e sequelas neurológicas (derrames, parkinson, distrofia muscular) e deve ser orientado por fisioterapeutas ou Educadores Físicos.
Entretanto, o método Pilates pode ser feitos por qualquer indivíduo, desde o super-treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou, ainda pode ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.
Pilates é melhor que musculação?
A resposta é simples. Pilates é ótimo, musculação também, e juntos são excelentes! Tudo vai depende do objetivo, da maneira como os exercícios serão conduzidos e da afinidade da cada um com o método. Por exemplo, um jogador de futebol ou mesmo um corredor, a conciliação do Pilates e musculação contribui significativamente com o desempenho,