patologias do ombro
O Ombro é uma articulação complexa formada pela cabeça do úmero, cavidade glenóide da escapula e a articulação acrômio-clavicular. É ela a articulação de maior eixo de movimento, podendo executar movimentos simples ou conjugados.
São considerados os movimento simples e normais do ombro:
Abdução - Abrir
Adução - Fechar
Rotação interna - Mover a palma da mão para dentro
Rotação externa - Mover a palma da mão para fora
Sendo os movimentos conjugados :
Adução com rotação interna
Abdução com rotação externa
Circunvolução
Para que todos estes movimentos ocorram de uma maneira normal é indispensável a integridade muscular, óssea, tendínea e articular.
Dentre os músculos que participam ativamente da movimentação do ombro, devemos citar como principais o Deltóide, o Supra espinhoso, o Infra-espinhoso e o Sub escapular. Outros músculos também estão envolvidos na movimentação, porém, de uma maneira menos importante.
Sindrome do impácto
O processo de abdução normal do braço, ocorre nos primeiros 30 graus, às custas, basicamente, da musculatura deltoidiana, continuando após, pelo esforço exercido por quatro músculos (supra espinhoso, infra espinhoso, sub escapular e redondo menor) que se unem recebendo uma denominação única; tendão do manguito dos rotatores.
Ao atingir aproximadamente 60 graus de abdução, o úmero encontra resistência na articulação acrômio clavicular, obrigando que a escápula participe do movimento, deslizando. Caso isto não ocorra, por oposição de uma força contrária, as estruturas interpostas entre a cabeça do úmero e a articulação acrômio clavicular (bolsa sinovial e tendão do manguito dos rotatores) sofrem um traumatismo por esmagamento cuja magnitude é variável, sendo que o mesmo processo pode ocorrer em movimentos de circunvolução contra resistência.
Quando nos referimos à Síndrome do Impacto, estamos falando do impacto compressivo sofrido por estas estruturas, cuja magnitude poderá determinar desde pequenas